6.7.06

Conpanhia Pan-Americana - Copan

Os investidores da Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo foram os idealizadores do projeto do Maciço Turístico Copan. Em 1952, começou a obra que pretendia reunir os serviços de Hotel, com 600 apartamentos, salões, restaurantes, lojas, teatro, cinema, garagem, lavanderia e um jardim, além de uma área residencial com 900 apartamentos. O objetivo era transformar a região em uma área com vida social ativa e estimular o comércio de mercadorias finas.

Oscar Niemeyer foi quem concebeu o projeto, mas abandonou-o antes do início da obra, sem razões aparentes. Inspirado no modelo do Rockfeller Center, nos Estados Unidos, o Copan segue uma linha de urbanismo da época, em que a proposta era integrar espaços de comércio, lazer e serviços com áreas residenciais.

Hoje o prédio é dividido entre uma área comercial, com cerca de 20 estabelecimentos e uma área residencial com 1.160 apartamentos e aproximadamente 5.000 moradores. Onde era o antigo cinema, hoje funciona uma igreja.
O Copan é protegido por uma lei que impede qualquer transformação na fachada do edifício. Isso significa que o Copan possui “caráter histórico e de excepcional valor artístico, cultural e paisagístico”.

2 comentários:

Anônimo disse...

aí bruno, esse é o endereço do meu blog: http://entumecido.zip.net/
grande abraço.

Anônimo disse...

Keep up the good work male model